Você já sabe que a computação em nuvem é peça fundamental para empresas de todos os tamanhos e setores. A capacidade de armazenar dados, executar aplicativos e acessar recursos computacionais de qualquer lugar do mundo trouxe uma flexibilidade sem precedentes.
No entanto, ao decidir adotar uma solução em nuvem, algumas dúvidas podem surgir, entre elas se vale optar por um provedor de nuvem nacional ou internacional.
Existem diferenças operacionais, vantagens e desafios. Para te ajudar a ter essas respostas, escrevemos o artigo abaixo. Acompanhe e boa leitura!
Vantagens da nuvem nacional
Regulamentações locais:
Considerando que cada país tem as próprias leis e políticas relacionadas à privacidade e segurança dos dados, um dos principais benefícios ao escolher uma nuvem nacional é a conformidade com as regulamentações locais.
O provedor de nuvem dentro das fronteiras nacionais facilita quando o assunto é cumprir as normas, garantindo que a empresa esteja em conformidade com as leis locais.
Latência reduzida:
Se você oferecer serviços como jogos online, videoconferências ou transmissões ao vivo, por exemplo, a proximidade física entre os servidores em nuvem e os usuários finais resulta em menor latência.
Neste caso, por ter uma resposta mais ágil às demandas, a nuvem nacional oferece uma vantagem competitiva significativa.
Suporte local:
Além de ser mais fácil entender a linguagem técnica da TI na hora de resolver problemas, ter um suporte local também garante um ambiente de nuvem mais estável.
Outra vantagem é em relação aos fusos horários. Os provedores nacionais contam com suporte em horários locais, facilitando a comunicação e a resolução de problemas com um desafio a menos.
Desafios da nuvem nacional
Menor variedade de serviços:
Apesar de muito desenvolvido, o mercado de TI no Brasil ainda está atrás de mercados internacionais.
Dessa forma, os concorrentes internacionais podem ter uma oferta de serviços mais ampla, o que pode se tornar um obstáculo para empresas que buscam mais soluções e serviços inovadores.
Custos mais altos:
Tenha atenção aos preços dos serviços. Por ter uma competição mais acirrada no mercado global, as nuvens internacionais podem ter valores mais em conta.
Vantagens da nuvem internacional
Conforme falamos acima, os desafios da nuvem nacional também podem ser entendidos como vantagens para a nuvem internacional.
Dessa forma, é possível afirmar que os provedores de nuvens internacionais, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP), oferecem uma ampla variedade de serviços e soluções.
Essa característica traz uma vantagem competitiva, também, em relação aos valores, que podem ser reduzidos, trazendo a chamada “economia de escala”. Neste ponto, é importante ter atenção, pois para perceber uma real economia, é importante que se saiba o valor considerando a moeda local.
A competição global também traz inovações constantes e melhorias nos serviços, levando as empresas a escolherem as ferramentas mais adequadas às suas necessidades específicas.
Desafios da nuvem internacional
Por sua vez, os desafios de optar por uma nuvem internacional estão diretamente relacionados com as vantagens da nuvem nacional. Afinal, há que se considerar que os provedores internacionais entendem das regulamentações de seu local de origem, não do Brasil, por exemplo.
Assim, a empresa provedora pode ter dificuldades de se enquadrar nas leis do País e o seu negócio precisará saber como operar dentro de ambas as leis de privacidade e de segurança de dados.
Essa característica pode ser um problema para empresas que operam em setores altamente regulamentados, por exemplo.
Seguindo o mesmo raciocínio, a distância física entre os servidores e os usuários pode resultar em maior latência, afetando o desempenho de certos aplicativos.
Além disso, o suporte pode ser mais desafiador devido a diferenças de fuso horário e barreiras linguísticas.
A escolha depende do seu objetivo!
Agora que você já entendeu as vantagens e os desafios da nuvem nacional e internacional, é importante ressaltar que antes de tomar a decisão, é necessário saber qual é o objetivo do seu negócio ao contratar uma nuvem.
A decisão entre uma nuvem nacional ou internacional dependerá das necessidades específicas de cada empresa. Se a conformidade com regulamentações locais e a proximidade física são críticas, uma solução nacional pode ser a escolha certa.
Seja como for, é importante realizar uma análise detalhada das necessidades da empresa, considerar as regulamentações locais e globais aplicáveis, e avaliar os prós e contras de cada opção.
A computação em nuvem é uma ferramenta poderosa. A escolha certa pode impulsionar a eficiência operacional e a inovação em qualquer parte do mundo. A 4BDigital, empresa 100% brasileira, soluciona a transição digital da sua empresa. Saiba como e tome a melhor decisão para a sua empresa.